Ultimamente, muito se fala sobre marketing digital, no entanto, pouco se explica o conceito, como funciona, quais são as vantagens, suas funcionalidades e como se aplica de fato o Marketing Digital dentro do seu negócio online.

O conceito propriamente dito de Marketing Digital, pode parecer muito óbvio para algumas pessoas, mas é um termo que ainda permeiam muitas dúvidas e muitos “achismos”, e se este for seu caso, você está no lugar certo!

Criei este conteúdo completo pra você ter claro na sua mente o que é, quais são as vantagens, estratégias mais utilizadas e como você pode aproveitar tudo isso para melhorar o posicionamento da sua empresa no mundo dos negócios.

Oque é o Marketing Digital?

É quando a empresa cria uma comunicação com o público através da internet e outros meios digitais, para não só promover a sua marca, seu produto ou serviço, como também conquistar novos clientes e assim, aumentar o valor da sua marca no mercado.

Atualmente, este não é só o meio mais utilizado pelas empresas para fortalecer e desenvolver sua marca, como também atrair novos negócios e criar relacionamentos com o seu público.

Desta forma, a empresa, através de diversos canais de distribuição/comunicação, consegue transmitir sua mensagem ao seu público, de uma maneira muito mais eficiente, personalizada e relevante.

Neste formato de marketing, podemos concluir que são ações adaptadas para o meio digital, com o intuito de obter a mesma eficácia do marketing direto, e obviamente, conseguir potencializar os efeitos do, até então, marketing tradicional.

É importante frisar que utilizar-se do marketing digital de maneira aleatória, isto é, sem um plano de ação, é completamente inútil e pode ser até prejudicial para sua marca.

Assim como planeja o seu negócio, com o marketing da sua empresa não é diferente. Por isso, é importante ter um plano de ação, com um objetivo claro a ser alcançado, pois será através disso que serão definidos os meios a serem utilizados.

Conhecer seu cliente também é fundamental, para que assim consiga definir uma linguagem a ser usada nos meios escolhidos de comunicação.

Atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes, possuem mais informações sobre sua marca e seu produto, do que você possa imaginar.

O consumidor hoje fica online o tempo todo e atento a tudo que rola, principalmente nas redes sociais, onde outros consumidores expõem suas opiniões, positivas e negativas, a respeito de determinada marca, produto ou serviço.

Por isso, fique bem atento ao utilizar o marketing digital para se expor na internet. Faça isto de maneira responsável para que possa futuramente, colher bons frutos.

Existem algumas estratégias que facilitam essa aplicabilidade do marketing digital às empresas, vamos a elas

Termos do Marketing Digital

Existem muitas estratégias utilizadas no MD, no entanto, você precisa identificar quais são as adequadas ao seu nicho.

– Marketing Viral

Esta estratégia eu acredito ser a que traz resultados mais imediatos.

Nada mais é que ter uma comunicação que voa no mundo web, seja através de um vídeo, uma mensagem, uma imagem… qualquer coisa que alcance um ritmo exponencial é viral.

E por que se torna viral?

Porque a marca fala diretamente com o seu público, ela se conecta com as emoções do seu cliente, quebrando padrões tradicionais de comunicação.

Embora muitos vídeos virais se conectem com o seu público de forma mais emotiva, é muito comum também vermos um marketing viral que usa de uma linguagem mais divertida, que envolve o público numa história com comportamentos comuns, do dia a dia de uma pessoa comum, como o consumidor que está do outro lado.

Quando o consumidor se identifica com a mensagem e começa a compartilhar nas redes sociais, ganha popularidade, cai no gosto popular e se torna uma mensagem viral.

Vou te mostrar alguns exemplos de Marketing Viral pra vocês!

Assistam, porque é muuuuuuuuuuuuito legal!

# Heineken – The cliché (Champions League)

Video

O que você sentiu ao assistir o vídeo? Ficou torcendo para os homens conseguirem o ingresso? Riu da forma como eles, descaradamente, mentiram para suas namoradas para conseguirem assistir ao jogo?

E o final??? Pra mim foi a melhor parte!

Percebe como é um comercial que mexe com suas emoções?

Você torceu, vibrou, você se identificou com os personagens e se conectou com a marca. Isto é um marketing viral.

A Heineken mostrou uma quebra de padrões, especialmente desmistificando que mulheres não gostam de futebol, com uma linguagem mais divertida e de identificação com seu público-alvo, os homens.

#2 Hotmail

A Hotmail foi um dos primeiros serviços gratuitos de web-mail. Com a mensagem de “Get your free and private e-mail at” em seus primeiros 6 meses de vida, atingiu mais de um milhão de usuários, com mais 12 meses já se somavam um total de 12 milhões de usuários.

A Microsoft efetuou a compra em seguida, pagando uma bagatela #sqn de 400 MILHÕES DE DÓLARES!!! Gente, é tanto dinheiro que não dou conta nem de escrever por extenso.

Se tornou viral porque oferecia um serviço gratuito e que todos queriam fazer parte, afinal, a internet estava começando a mostrar seu valor.

# Brahma – Siri

Quem não se lembra da propagando do siri, com o famoso nãnãnãããã… Fez um enorme sucesso e virou um bordão utilizado até hoje. Eu mesma as vezes ainda mando um nãnãnãããã… hahahaha quem nunca né?!

Foi um marketing viral que conectou seu público, mostrava um cenário que muita gente gosta: praia e sol forte. Uma cerveja bem gelada pra refrescar! E sempre tem alguém que quer um golinho dela… neste caso, o siri.

Mas, infelizmente a CONAR proibiu veicular qualquer tipo de campanha de bebida alcoólica que envolvam animações como esta, afirmando que poderá influenciar menores a consumir a bebida, devido ao seu caráter lúdico.

– Search Engine Optimization (SEO)

Essa sopa de letrinha já deve ter te assombrado por aí, esse nome bonitão nada mais é que uma estratégia de otimização de páginas, em tradução livre: otimização para mecanismos de busca.

Ou seja, quando você utiliza-se de técnicas de SEO poderá posicionar seu site ou página nos mecanismos de buscas.

Se você digitar lá no Google “Marketing Digital” milhares de resultados surgirão na sua tela, no entanto, você só focará na primeira página, nos primeiros resultados.

Estes sites, para aparecerem nesta posição, utilizaram-se desta estratégia de SEO.

– Persona

São perfis criados com base nos consumidores reais, ou seja, é criado um perfil fictício, chamado persona, para representar o seu comprador ideal. Desta forma, você direciona seu plano de marketing para as características desta persona, alcançando assim, resultados mais assertivos, sem perder tempo e dinheiro.

– CTA

O famoso “chamada pra ação” ou Calls to Action, é um estratégia que nunca deve ser esquecida. São chamadas ou botões que direcionam o usuário a tomar uma ação, que pode ser clique num link oi preencher um formulário, por exemplo.

O CTA é indispensável para manter o seu usuário no funil de vendas, para que permaneçam motivados a comprar, quando chegar a hora.

– Funil de Vendas

São etapas da jornada de compra do seu futuro cliente.

Ele identifica um problema, você tem a solução, e ele entra no seu funil de vendas, e vai sendo trabalhado até o momento de efetuar a compra, chegando ao final do funil.

– Landing Page

Sabe quando você entra numa página toda bonitona, com um layout super bacana e tem lá um campo pra você deixar seu e-mail e outro pro seu nome? Então, esta é uma Landing Page.

Também chamada de página de capturas, elas são feitas com foco total em conversão, onde você oferece algum conteúdo e o usuário aceita preencher os dados para recebe-lo.

Funciona bastante, e se você não fez uma, está perdendo tempo.

– Estratégias do Marketing Digital

Como já dito aí em cima, no Google você encontra milhares e milhares de respostas pra sua dúvida, no entanto, quanto maior a qualidade do que você expor na internet, mais você consegue a atenção do seu público e se firmar como autoridade no assunto, se este for seu caso.

Por isso, se você tem um negócio que existe somente no mundo físico, é imprescindível que crie seu nome também no mundo online, porque é lá que a busca pelo que você oferece é feita.

Veja a seguir algumas estratégias que você deverá adotar para ter sucesso no seu negócio online.

Inbound Marketing

Mais um nome bonitão pro nosso repertório J. Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair o público para a sua marca.

Você estuda as dores do seu público, quais as necessidades deles e depois, estabelece uma linha de comunicação com eles, oferecendo soluções para seus anseios e desejos.

Não preciso nem dizer que ter uma pesquisa sempre atualizada sobre os interesses do seu público, é fundamental para que você consiga estar sempre alinhado com as suas necessidades e criando soluções para satisfazê-las.

Desta forma, você mantem um relacionamento com sua audiência mais estreito, ela percebe em você um valor e enfim, começa a te levar a sério. Maravilhoso, né?!

O resultado disso, é que seus clientes estando mais satisfeitos com você, começam a propagar suas mensagens para os amigos nas redes sociais.

Com isso, você consegue identificar diferentes interesses, porque você vai estar fazendo seu dever de casa né, estudando sempre seu público, por favor!

Você tendo uma pesquisa atualizada, consegue atende-los até mesmo antes deles perceberem que tem um determinado problema.

Se você quer atrair um público, obviamente você precisa entregar algo que pra ele seja valioso, um conteúdo relevante já é um bom começo.

Com base nas suas pesquisas, é possível determinar o que eles precisam e com isto, oferecer exatamente a solução, seja em vídeo, em produto, em lives, podcasts, enfim. A ideia é atender a necessidade dele de alguma forma.

E quando falamos de oferecer conteúdo de valor, estamos falando de Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Como o nome mesmo já diz, oferecer conteúdo pra sua audiência é essencial, isto porque no mundo online, existem milhões e milhões de conteúdos que podem atrair a atenção do seu leitor, mas se você oferecer algo que o prenda, ele vai preferir continuar com você do que pular para outro artigo.

Logo, podemos definir marketing de conteúdo como a arte de criar informações de real valor, com o objetivo de atrair a atenção, converter e encantar seu público.

Portanto, foque na qualidade do que você oferece, e não só na quantidade.

Quando você oferece um conteúdo que agregue algo na vida do leitor, você traz como consequência, não só o reconhecimento da sua marca, como também cria autoridade no mercado.

Assim sendo, distribua o seu conteúdo em locais que sua persona estejam, como por exemplo:

– Blog

– Redes Sociais

– Sites

Vejamos a seguir cada um deles.

Blog

Hoje é muito comum você encontrar blogs de variados nichos na internet.

Este tem sido um canal muito utilizado para entregar conteúdo para o seu público, não só por ser permitida uma linguagem mais informal, como também por não existirem tantas distrações, como nas redes sociais por exemplo.

Além de serem muito fáceis de fazer, você pode administra-los da maneira que achar mais conveniente, podendo agendar publicações, postar oque quiser e poder divulgar sua marca conforme suas estratégias.

Site

Para as empresas, é muito comum possuírem um site, podendo publicar informações referentes aos serviços que oferecem, sobre o mercado em que atuam e muitas outras vertentes, mas dentro de uma linha mais formatada, mais formal.

Mostrando assim, mais seriedade e confiabilidade a quem visita sua página.

– Redes Sociais

Acredito que aqui não precise de tantas explicações, não é verdade?

Uma rede social é onde a maior parte da interação na web acontece. É onde estão maior parte do seu público, dependendo do seu nicho, é claro, e onde ocorrem também a maior disseminação das informações virais, como vimos lá atrás.

Portanto, ter um perfil nas redes sociais pode ser uma ótima estratégia, não só de estar mais próximo da sua persona, como também promover seu conteúdo e sua marca na web.

Principalmente, porque as redes sociais se tornaram também mecanismos de buscas pelos consumidores. Porque eles não buscam só produtos e serviços, eles buscam os ideias por de trás de uma marca, e isto está cada vez mais forte, com a preocupação com sustentabilidade, teste em animais, etc…

Vantagens de usar o Marketing Digital

Até aqui já possível identificar inúmeras vantagens que o MD trouxe não só para as empresas, mas também para os consumidores em geral.

Interatividade

A maior facilidade que o marketing trouxe para o mercado em geral, é a possibilidade das pessoas interagirem, não é só entre si, mas também com empresas das quais se identifiquem.

Assim sendo, o foco passou a ser a experiência do consumidor em sua jornada de compra.

Métricas

Hoje é perfeitamente possível medir os resultados de uma campanha de marketing.

Isto torna um facilitador para que a empresa tome conhecimento se suas ações alcançaram o resultado desejado.

Como foi a resposta do público e como o seu produto ou serviço foi recebido no mercado.

Algumas métricas mais utilizadas são:

– ROI – Retorno Sobre Investimento

– CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Desta forma, é possível identificar de maneira mais eficiente, as falhas na campanha e adotar de maneira imediata, melhorias para recuperar o prejuízo.

Visibilidade

Quando um plano de marketing é bem definido e executado, até as micro empresas saem ganhando.

Afinal, é possível criar campanhas buscando seu posicionamento na internet de forma que todos possam enxergar.

Assim sendo, não só os clientes ganham com mais opções de escolhas, como também a empresa, que começa a ter novas oportunidades de mercado.

É bastante coisa né?

E esta foi só uma pincelada com o mais básico que é importante você saber, se está iniciando ou se tem apenas curiosidade sobre o assunto.

Ainda existem os 4P’s do Marketing, Ferramentas valiosíssimas pra você melhorar sua performance online, além é claro, dos cursos de marketing digital que existem no mercado!

Eu sempre indico pra quem vem até mim em busca de uma indicação, o Fórmula Negócio Online, é um curso extremamente completo que oferece este conteúdo e muitos outros para você posicionar sua marca na web.

Se você quiser conhecer mais, clique no botão abaixo e aproveita!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.